Aborto Seletivo

Por Profª. Sandra Bose

 Namaskar caros leitores do Conexão Oriente! Desejo a todos os leitores e participantes do Conexão Oriente um excelente e prospero 2008!!! 

 Começo o ano com um assunto é sério e importante.  Há um grupo de pesquisa da Universidade de Delhi estudando o por quê do fetocídio feminino continuar existindo na Índia apesar da proibição por lei. O governo indiano anda preocupado com o fato de haver mais homens do que mulheres em sua população. O número de meninos é muito maior do que o de meninas. Os homens indianos continuam querendo ter somente meninos (“filho-homem”), mesmo nas camadas mais altas da sociedade indiana e as pessoas com estudo, continuam abominando as bebezinhas (meninas) e querendo somente ter filhos do sexo masculino.Já faz tempo o governo indiano proibiu a utilização de exame de ultra-sonografia em mulheres grávidas. Somente mulheres com gravidez de alto risco podem fazer esse exame. A esperança do governo era de evitar o fetocidio das meninas na barriga da mãe pois ao saber o sexo do bebe, se for menina os pais mandam o médico retirar.  Mesmo assim, ainda é comum encontrar médicos e hospitais que fazem o ultrason para detectar se o feto é masculino ou feminino e praticam o aborto seletivo (por sexo).

Quando o feto é feminino um aborto é feito imediatamente e o feto feminino eliminado como se fosse uma doença. A decisão final é sempre tomada pelo marido e as mulheres apenas fazem o que lhes é ordenado; as indianas são muito submissas.

draupadi.jpg

Muitos cientistas sociais atribuem a menor quantidade de mulheres na Índia, causada pelo aborto seletivo, como causa do crescente número de estupros e do compartilhamento de esposa.  O compartilhamento de esposa se deve justamente a escassez de mulher na população indiana. Como os fetos femininos são mortos ainda na barriga de suas mães, há uma maior quantidade de homens, assim sendo, é costume na Índia o irmão mais velho casar-se e ter de compartilhar a esposa com os irmãos mais novos e com os primos. Na verdade o compartilhamento de esposa é algo histórico e arraigado na cultura indiana, temos o clássico exemplo de Draupadi que era compartilhada pelos 5 (cinco) irmãos Pandavas.  Foto: Gravura da Draupadi segundo a Wikipedia.
Om Shanti

0 Respostas to “Aborto Seletivo”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário




mais acessados

  • Nenhum

VISITAS

  • 95.918 leitores