Princesa

Por Manuela Chacón

prince“Princesa – A real história da vida das mulheres árabes por trás de seus negros véus” é o primeiro volume de uma trilogia escrita pela autora americana Jean Sasson.
Sultana é o codinome da Princesa que chocou o mundo após arriscar a própria vida ao revelar acontecimentos que marcaram sua existência.

Ao começar a leitura somos transportados até a casa real do Al Saud  onde a rígida cultura saudita, mesclada á cenários magníficos e grandes fortunas, prevalece mais forte do que nunca. De lá somos capazes de viajar pelos vãos da alma da Princesa. Através dos seus pensamentos é possível aprofundar nosso conceito a respeito das mulheres orientais.

 

A autora se baseou nos diários da Princesa para relatar as tragédias, restrições e cotidiano das mulheres sauditas, como, sentença de morte, estupro, submissão e humilhação. Na Arábia as mulheres não podem sair às ruas desacompanhadas de um homem da família, não podem dirigir, precisam usar os longos abaayas (véus) e sempre devem obediência ao sexo masculino.

Neste contexto, Sultana nos dá a oportunidade de penetrar fundo nas mentes femininas que se encontram em tão alto nível de opressão. E através do seu relato é possível humanizar as mulheres sauditas, que são vitimadas pela violência masculina. Todas as faces da injustiça contra o sexo feminino estão expostas de forma crua ao longo do relato da Princesa.

A obra é delicada como casca de ovo e ácida como só a verdade pode ser. Esses e outros aspectos fazem com que Princesa se revele uma leitura além de esclarecedora, necessária. Ela também instiga o leitor a ansiar pelos volumes seguintes, que são: “As filhas da princesa”, que narra a trajetória das duas filhas de sultana e “Princesa Sultana, sua vida, sua luta”.   

Anúncios

2 Responses to “Princesa”


  1. 1 ela julho 1, 2008 às 9:52 pm

    Muito bom este livro.
    Lerei as continuações.
    Abraços, Ela


  1. 1 Em Geral » O Poder das Emoções Trackback em julho 4, 2008 às 11:56 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




mais acessados

  • Nenhum

VISITAS

  • 92.384 leitores
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: